JARDIM DE AGNES, CARLA DIAS
- CARTA DE BERT HELLINGER PARA SUA MÃE - 10/05/2020
- BACALHAU - 09/04/2020
- POR FALAR EM CHOCOLATE… - 09/04/2020
“Jardim de Agnes” – Carla Dias
(Sic Artes Gráficas)
Ibidem é a cidade na qual se transformou o jardim da casa do avô de Agnes que, numa batalha contra o pai, tenta salvar o povoado da manipulação e ganância: pretendendo tomar posse da fortuna da família, ele não mede esforços para desacreditar a filha.
Essa guerra transforma a paz do lugar – onde também Hugo, Beto e Junior vão viver para tentar esconder-se da sociedade após serem julgados e inocentados por um crime que não cometeram – num campo minado de leis controladoras pela ânsia do poder.
Esquecida no meio do deserto, a atmosfera incita a rever valores, mas é quando esses quatro personagens se encontram, que a inquietude ganha força. O encantamento de Hugo – o narrador – por Agnes é que vai desfiando a meada de conceitos arraigados, nos fazendo refletir sobre a vida sob o olhar reacionário da moça, que consegue ser delicada e voraz na mesma medida. E é ela, com sua irreverência doce, que dará rumo às vidas que habitam Ibidem: um lugar que parece viver dentro de nós.
A sonoridade das palavras tem tanto valor quanto o significado delas para Carla Dias. Na poesia, a autora recorre sempre à cadência das palavras ditas, combinada ao tema do poema. E foi mais ou menos isso o que aconteceu quando a autora escolheu o nome da cidade na qual Agnes viveria a sua história.

Certa vez, Carla saiu de um ensaio, e como era de costume, foi a uma padaria tomar café com os amigos e companheiros de banda, Ionio e Patrícia. Em uma conversa, da qual a autora não se lembra o tema, ela disse à Patrícia “Idem”, ao que a amiga respondeu “Ibidem”. Foi a primeira vez que Carla ouviu alguém dizer a palavra que conhecia apenas na forma escrita, e gostou tanto da sonoridade, que passou anos com essa lembrança. Quando começou a escrever o Jardim de Agnes, e teve de dar um nome à tão peculiar cidade, a voz da amiga dizendo a palavra veio à lembrança, e Carla batizou o lar de Agnes de Ibidem.
Ibidem é um advérbio que significa “aí mesmo; no mesmo lugar”, assim como é empregado em citações, pois também significa “na mesma obra, capítulo ou página”.
Para saber mais acesse o site da autora – que já publicou mais três livros e participou de várias coletâneas -, e leia trechos de Jardim de Agnes.
Para adquirir o livro, envie um email para a autora.