TORTA DE MAÇÃ – APPLE PIE AMERICANA

Estilo 40

Estilo 40

Revista digital coordenada por Débora Böttcher, com artigos escritos ou garimpados a muitas mãos, sobre assuntos para mulheres de 40 ou mais - e para as que chegarão lá... Aconchegue-se, curta, compartilhe nossos textos e convide uma amiga para nos conhecer! Siga-nos também no FB, Twitter e Instagram [@mulherestilo40]. Um beijo e obrigada por estar aqui.
Estilo 40

Últimos posts por Estilo 40 (exibir todos)

imageTorta de maçã é um daqueles clássicos culinários mundiais, que cada país tem sua própria versão. Os povos bávaros têm o apfelstrudel, os franceses têm a tarte tatin, mas nenhuma outra receita conquistou o imaginário das pessoas como a legítima apple pie americana, uma especialidade da vovó Donalda (Mc Donalds).

A receita é relativamente simples e o que dá mais trabalho é descascar e picar as maçãs. Essa é a receita criada pela chef-consultora do programa MasterChef Brasil, da Band, Paula Labaki, que prepara as provas para os participantes.

E, para que nada dê errado, a primeira dica é sobre a massa:

Quanto mais gelada, melhor

Como é bem elástica, quanto mais geladinha estiver a sua massa na hora de trabalhar, maior será o efeito folhado e mais crocante ficará a sua torta depois de pronta. Sendo assim, depois de prepará-la, cubra com plástico filme e refrigere antes de abri-la na forma.  Para o preparo da massa você vai precisar de:

2 1/2 xícara(s) de chá de farinha de trigo

1 colher(es) de sopa de açúcar refinado

1 colher(es) de chá rasa de sal

200 grama(s) de manteiga sem sal gelada

1/4 xícara(s) de chá de água bem gelada

apple_massa

Muitas maçãs no recheio

Descascar e fatiar as maçãs é a parte mais trabalhosa do preparo. Não se assuste com a quantidade pedida na receita: tenha em mente que quanto mais frutas, mais alta sua torta ficará. Além disso, a maçã dá uma boa murchada durante o preparo e perde um volume considerável, então não tenha medo de exagerar no recheio.

Há quem prefira dar uma refogadinha no recheio antes de montá-lo na forma e mandar para o forno – meu caso -, mas na receita tradicional isso não é necessário. Apenas considere que quanto maiores forem os pedaços, mais tempo levarão para ficarem molinhos. O segredo aqui é acrescentar um pouco de manteiga/margarina sobre a última camada de maçãs antes de fechar a torta. E não se esqueça de dar espaço para o recheio respirar, seja trançando as tiras de massa ou abrindo furos na “tampa”.

Se optar por refogá-las antes, leve as maçãs ao fogo junto com com todos os ingredientes. Deixe cozinhar um pouco – de cinco a dez minutos – e deixe esfriar antes de colocar sobre a massa.


Para o recheio você vai precisar de:

6 a 8 maçãs descascadas e cortadas em lâminas ou cubos (pode ser vermelha ou verde, ou metade de cada)

1/2 xícara de chá de açúcar cristal ou mascavo

1 colher de chá de canela em pó

1 pitada de noz-moscada ralada

1 colher de manteiga/margarina

apple_maças


Finalização

1 gema de ovo

Açúcar de confeiteiro para polvilhar depois de assada


Modo de preparo

Massa

Misture rapidamente os ingredientes com a ponta dos dedos, sem manipular muito para a manteiga não separar e a massa não ficar pesada. Divida em duas partes. Embale em filme plástico e refrigere.


Recheio

Corte as maçãs e, caso decida não refogar,  vá regando com suco de limão para não escurecer. Misture a maçã já cortada com todos os outros ingredientes e reserve na geladeira enquanto abre a massa.


Montagem

Abra a massa e coloque um disco de massa no fundo e laterais de uma forma. Adicione o recheio – se tiver refogado, certifique-se de que está frio (pode estar morno, mas não quente); senão, coloque as maçãs cruas e salpique os cubinhos de manteiga; nos dois casos, cubra com o restante da massa. Faça cortes no topo da torta para que o vapor possa sair. Pincele com a gema e leve ao forno preaquecido a 200ºC por 20 minutos e depois abaixe pra 180ºC e asse mais uns 35 minutos ou até dourar.

Salpique o açúcar de confeiteiro, deixe esfriar de cinco a dez minutinhos e sirva.

apple_torta

Estilo 40

Estilo 40

Revista digital coordenada por Débora Böttcher, com artigos escritos ou garimpados a muitas mãos, sobre assuntos para mulheres de 40 ou mais - e para as que chegarão lá... Aconchegue-se, curta, compartilhe nossos textos e convide uma amiga para nos conhecer! Siga-nos também no FB, Twitter e Instagram [@mulherestilo40]. Um beijo e obrigada por estar aqui.

Troque ideias conosco!