TENDER AO MOLHO DE LARANJA

Débora Böttcher Lessa

Débora Böttcher Lessa

Formada em Letras, amante da literatura e de chocolate. Vive um dia de cada vez. Mora em SP. Trabalha com arte visual, mídias sociais e mkt. Casada, 'mãe' da Maya, uma labradora cor de cacau, e da Luna, uma labradora black.
Também administra o Portal Babel Cultural [www.babelcultural.com]
Débora Böttcher Lessa

Últimos posts por Débora Böttcher Lessa (exibir todos)

Das receitas de Tender que já experimentei, a com laranja é minha preferida. Vamos ao preparo dessa iguaria que é das mais tradicionais para as festas de fim de ano?

Você vai precisar de:

1 tender defumado
Cravos da Índia
Suco de 3 laranjas pera
3 colheres de sopa de mel – eu uso Karo
1 colher de sopa de mostarda – costumo usar a alemã (escura)
¼ de xícara de vinho branco (opcional)
1 colher de sopa de manteiga sem sal
Frutas em calda, uvas verdes, fios de ovos para decorar (opcional)


Para o Preparo

Com uma faca bem afiada, faça cortes não muito fundos no tender, tanto na horizontal quanto na vertical (apenas na parte que fica “pra cima” do tender). Nos cortes cravados, espete cravinhos. Feito isso, reserve o tender em uma assadeira.

Misture o suco da laranja, o mel, mostarda, a manteiga e o vinho em uma tigela. Regue o tender com a mistura, cubra com papel alumínio e leve ao forno pré-aquecido por 30 minutos. Passado esse tempo, retire o papel alumínio, regue com o caldo e deixe assar para dar uma douradinha – mais ou menos, uns vinte minutos (o tender já vem pronto, o tempo de forno é mais para dar que o molho de sua preferencia intensifique o sabor do prato).

Para servir, você pode montar “cama” de fatias de laranja, ou ainda usar abacaxis ou pêssegos, as ‘frutas em lata’ próprias da época. Eu costumo colocar também uvas verdes (sem caroço), cerejas em calda e fios de ovos – esses ingredientes dão um plus no tender.

Dica: se quiser dar uma encorpada no molho do tender, pegue o caldinho que sobrou na assadeira e acrescente 2 colheres de sopa de manteiga e 1/2 colher de sopa de maisena.

Você também pode preparar um chutney de sua fruta preferida para acompanhar. Veja aqui a receita.

Chutney de Abacaxi
Débora Böttcher Lessa

Débora Böttcher Lessa

Formada em Letras, amante da literatura e de chocolate. Vive um dia de cada vez. Mora em SP. Trabalha com arte visual, mídias sociais e mkt. Casada, 'mãe' da Maya, uma labradora cor de cacau, e da Luna, uma labradora black. Também administra o Portal Babel Cultural [www.babelcultural.com]

Troque ideias conosco!