CUSCUZ MARROQUINO (Couscous)

Débora Böttcher Lessa

Débora Böttcher Lessa

Formada em Letras, amante da literatura e de chocolate. Vive um dia de cada vez. Mora em SP. Trabalha com arte visual, mídias sociais e mkt. Não tem filhos. Vive com o marido e Maya, uma labradora cor de cacau, e Luna, uma labradora black. Também administra Babel Cultural.
Débora Böttcher Lessa

Últimos posts por Débora Böttcher Lessa (exibir todos)

Outro dia, minha enteada me deu uma caixa de cuscuz marroquino. Sempre tive vontade de experimentar – minha amiga e Chef Claudia Letti tem a iguaria no cardápio e gentilmente já tinha me dado instruções de preparo e até me mandou um vídeo para que ficasse ainda mais claro o processo.cuscus_tipiak

Pois foi ontem que decidi por me atrever a fazer algo que eu nem sabia qual era o gosto, mas que só de olhar dá fome.

Há várias marcas da iguaria. Escolha a que você preferir – a que eu ganhei, é a da imagem ao lado (a marca deve variar na cor do cuscuz – algumas mais claras, outras amarelo mais escuro).

O vídeo do Sam’s Club Brasil ensina a refogar cada um dos legumes separadamente, mas eu refoguei tudo junto. Você pode dar uma olhada lá pra ver a receita deles; aqui, vou dar a minha e para ela, que serve bem duas pessoas, você vai precisar de:

PARA HIDRATAR O CUSCUZ:

01 xícara de cuscus marroquino da marca de sua preferência 

01 xícara de água fervente

Suco de 1/2 limão siciliano

1 fio de azeite (mais ou menos umas três colheres de sopa)

couscouz_n
Couscuz da Letti Gastronomia

PREPARO DA HIDRATAÇÃO

Coloque tudo numa vasilha, misture bem e deixe descansando.

Enquanto isso, pique/rale:

1/2 cebola (pode ser roxa ou clara)

1 dente de alho

1 talo de alho poró (fatias finas)

1 cenoura ralada

10 talos de vagem (+/- ou quantos desejar) fatiados

1 abobrinha pequena picada em quadradinhos

1 tablete de caldo knorr balance de frango

10 tomates cereja (+/- ou quantos desejar)

1/2 pimenta dedo de moça picadinha (opcional)

Salsa e cebolinha picadas – e outras ervas a gosto (eu só usei as duas primeiras)

2 ou 3 colheres de azeite

capa_cuscusPREPARO DO REFOGADO

Coloque numa caçarola (ou panela de sua preferência) o azeite e refogue a cebola, junte o alho, depois o alho poró; na sequencia, junte a cenoura ralada, a vagem e a abobrinha e acrescente o caldo  knorr dissolvido num pouquinho de água.

Deixe em fogo baixo uns cinco minutinhos, mexendo de vez em quando, até amolecer todos os legumes – processo bem rápido, já que tudo está bem picadinho.

Quando o refogado estiver pronto, coloque o cuscuz já hidratado na vasilha final e misture os legumes refogados. Salpique salsa e cebolinha, junte a pimenta (se for usar) e os tomatinhos cereja – mexa com um garfo para finalizar e deixar tudo bem soltinho.

Sirva a seguir.

Como acompanhamento, fiz filé de frango temperado com alho, sal e limão grelhado na manteiga, e um sunomono (a salada de pepino agridoce), que é deliciosa e a cara do verão.

É pra comer de joelhos, como diz a Chef Claudia Letti  – aliás, para quem mora no Rio, ela prepara e entrega a iguaria sob encomenda – acesse o site e veja o cardápio de refeições.

Dicas: – Na receita do Sam’s Clube, é adicionado pimentão verde e  amarelo. Meu marido não gosta, mas imagino que dê um sabor mais picante – e mais a cara do Marrocos.

– Por aí, você pode encontrar várias receitas, onde são incluídos outros legumes. Invente a sua com os legumes que você e sua família mais gostam. 😉

Bom apetite!

Débora Böttcher Lessa

Débora Böttcher Lessa

Formada em Letras, amante da literatura e de chocolate. Vive um dia de cada vez. Mora em SP. Trabalha com arte visual, mídias sociais e mkt. Não tem filhos. Vive com o marido e Maya, uma labradora cor de cacau, e Luna, uma labradora black. Também administra Babel Cultural.

Troque ideias conosco!