CABELOS – SEU ESTILO EM QUALQUER IDADE

Débora Böttcher Lessa

Débora Böttcher Lessa

Formada em Letras, amante da literatura e de chocolate. Vive um dia de cada vez. Mora em SP. Trabalha com arte visual, mídias sociais e mkt. Casada, 'mãe' da Maya, uma labradora cor de cacau, e da Luna, uma labradora black.
Também administra o Portal Babel Cultural [www.babelcultural.com]
Débora Böttcher Lessa

Últimos posts por Débora Böttcher Lessa (exibir todos)

Quando mais jovem, eu sempre dizia que depois dos 40 ia adotar o look de cabelos bem curtinhos – achava mais fashion e também que combinava mais com a idade.  Mas já se foi o tempo em que a mulher mais velha deveria adotar cabelos curtos. O aumento da expectativa de vida e o avanço da ciência cosmética, além do culto à juventude, fizeram com que os sinais do tempo fossem disfarçados e a questão da idade transformada apenas em um detalhe. Por isso, fios longos são liberados para mulheres em qualquer tempo – desde que bem cuidados.

Os cabeleireiros Marcos Proença e Sandro Cassolari são categóricos ao afirmar que cabelos curtos não são obrigatórios e que o principal é a mulher sentir-se bem. “As mulheres ganharam em média 10 anos. O mais importante é o corte. Podem ser mais certinhos ou desarrumados, mas tem de deixar a mulher confortável e segura”, disse Marcos Proença. Eles ainda ressaltam:

longos_01

– Não há regras. É preciso respeitar o estilo de cada mulher. Um corte longo pode pesar o visual, enquanto que os mais curtos traduzem jovialidade e leveza. Mas mais idade não pede cortes certinhos – que, em alguns casos, também podem envelhecer a fisionomia.

– Manter os fios mais curtos pode ser uma saída para lidar com as mudanças causadas por alterações hormonais comuns com o passar dos anos: menor quantidade de cabelos, fios brancos porosos e mais sensibilidade a processos como coloração podem ressecar ainda mais os fios. Mas se tais questões não são tão evidentes, cabelos mais longos são bem-vindos e podem ser sua marca registrada.

longos_02

– Além da saúde dos cabelos, o que pode dar a direção se é melhor cortá-los ou mantê-los mais longos é a aparência geral da mulher. Uma pele bem cuidada é condição fundamental, pois marcas de expressão e cabelo longo deixam visual pesado.

– Cabelos brancos, grisalhos ou com mechas em tonalidades de louro bem claro ganharam espaço na cabeça de personalidades de várias idades, e para os especialistas, não é sinônimo de idade avançada e é bem mais prático do que parece. Culturalmente, as brasileiras sofrem para se desapegarem da coloração. Mas ao tomar a decisão de deixar os cabelos naturais, é preciso ter em mente que isso demanda cuidados:  como aparecem mais, o descuido pode dar aspecto desleixado. E é preciso lavar com xampu específico para não deixar tom amarelado e frequentar o cabeleireiro com maior frequência para que o corte esteja sempre bonito.

longos_03

– Muitas mulheres passam a preferir manter os cabelos em tons mais claros com o passar dos anos. A escolha está correta, pois as marcas de expressão ficam mais evidentes com um tom escuro ao redor do rosto; tons mais claros atraem mais luz, por isso as mulheres inconscientemente clareiam o cabelo. Mas a escolha da tonalidade dos fios precisa levar em conta o tom da pele e a cor dos olhos, bem como a frequência de lavagem dos cabelos na semana, o estilo de vida em geral: uma cor bem feita, clara ou escura, realça o corte e o visual da mulher.

– Mas independente do tom, é necessário sempre fazer manutenção da coloração, pois o desbotamento é o grande vilão dos cabelos coloridos. Com o passar dos anos, os cabelos, assim como a pele, precisam de mais nutrição. Por isso é necessário usar produtos de limpeza e de tratamento adequados. Estão disponíveis no mercado xampus e máscaras antienvelhecimento. Outra dica é fazer uso de remédio indicado por dermatologista para aumentar os cabelos se você perceber que seus fios estão ficando muito finos.

Seja qual for sua escolha, sinta-se bem, sinta-se plena…


Outras dicas: 

Lavar: O ideal é utilizar shampoo e condicionador para o seu tipo de cabelo. Para isso, verifique se seu cabelo é seco, oleoso ou misto. Converse com seu cabeleireiro e faça a melhor escolha de seus produtos. Durante a lavagem, evite a água quente – procure sempre lavar com a água morna. Uma ducha final de água fria garante brilho e poder.

Máscara MamãoCortar: Se você deseja que o seu cabelo cresça, o legal é que deixe um bom tempo sem cortá-lo. O que interfere no crescimento do cabelo é a raiz, então quanto menos você cortar, mais rapidamente verá o resultado do comprimento. No entanto, cabelo comprido e feio não é nada bom. Corte quando tiver necessidade, como quando as pontas estiverem ressecadas ou quando estiver sem corte.

Prender: Não amarre o cabelo com prendedores agressivos, evitando que os cabelos se quebrem. Opte por amarradores e elásticos macios e levemente soltos para não prejudicar os fios.

Mascara Aloe VeraHidratar: A hidratação é super importante para manter os cabelos sedosos e saudáveis. Além disso, ela ajuda a melhorar a umidade dos fios. Nas imagens, duas máscaras caseiras do Blog da Mimis.

Escovar: Antes de fazer escova ou chapinha, é necessário aplicar um produto para evitar que as altas temperaturas prejudiquem os fios. Assim, você fica linda e ainda permanece com os cabelos saudáveis.

Pintar: Para colorir os fios, procure sempre ajuda profissional. Fazer o processo em casa pode trazer riscos, como manchar os cabelos ou até mesmo errar na cor. Vá até seu cabeleireiro de confiança.

Passar a mão: Pode parecer besteira, mas passar a mão nos cabelos não é saudável, pois aumenta a oleosidade dos fios. Quem tem cabelos oleosos deve evitar ainda mais.

Proteger: Para amenizar os efeitos do sol, mar e piscina, que deixam os cabelos mais ressecados, é importante utilizar shampoos e cremes que contenham na fórmula o filtro solar.

Arrumar: Muitas vezes, o cabelo acorda rebelde. Nesses dias, aposte nos coques, rabos e penteados despojados para o dia a dia.

Secar: Usar o secador frequentemente pode danificar os fios. Antes de secar, retire o excesso de água com a toalha, e mantenha o secador pelo menos 10cm de distância em temperatura quente média.

Massagear: Estimular a circulação sanguínea no couro cabeludo através da massagem é uma ótima ideia, além de ser importante para o crescimento dos fios. Utilize as pontas dos dedos, fazendo massagens por alguns minutos durante a lavagem.


Fontes: Terra | Blog da Mimis

Débora Böttcher Lessa

Débora Böttcher Lessa

Formada em Letras, amante da literatura e de chocolate. Vive um dia de cada vez. Mora em SP. Trabalha com arte visual, mídias sociais e mkt. Casada, 'mãe' da Maya, uma labradora cor de cacau, e da Luna, uma labradora black. Também administra o Portal Babel Cultural [www.babelcultural.com]

Troque ideias conosco!