AS DIETAS: GLÚTEN, ATKINS E DUKAN

Analu Menezes

Jornalista e Fotógrafa. Ama a Astrologia e a Tecnologia: o mundo virtual é seu paraíso particular. Ama poesia e letras. Vive em Petrópolis.

Últimos posts por Analu Menezes (exibir todos)

Símbolo da Longevidade
Símbolo da Longevidade

Que a longevidade é algo que hoje se persegue não há dúvida. E, as dietas estão aí para ajudar nesse processo de beleza e saúde. Antes de citar as várias dietas que existem por aí, é preciso dizer que a mente é a maior responsável pelo nosso bem-estar. É como diz a famosa citação latina: mente sã, corpo são.

No mercado há uma variedade imensa de dietas e produtos que prometem benefícios à saúde. É bom que se observe determinados aspectos, pois cada pessoa é uma e tem um organismo diferente do outro. Assim, antes de qualquer tomada de decisão, seja de melhorar sua qualidade de vida, seja de uma alimentação mais balanceada, faça um exame completo. Assim, conseguirá saber a quantas anda o seu corpo.

Uma das promessas da atualidade é cortar o glúten. E que vilão é esse que está em quase todos os produtos industrializados, inclusive pães e, que tem esse papel de fazer a pessoa engordar, se sentir inchado ou com uma barriga maior do que o normal?

contem_glutenAntes de qualquer coisa é bom que se explique o que é glúten. Glúten é uma proteína vegetal, presente no centeio, na aveia, no trigo, no malte e em todos os produtos que se utilizam desse ingrediente, tais como pizza, bebidas fermentadas, bolos e pães. Algumas pessoas tem intolerância ao glúten – o que é natural que o substitua por produtos sem esse componente.

Na verdade, como se sabe, o que vai fazer alguém emagrecer realmente é a diminuição dos farináceos, ou seja, o consumo moderado. Deve-se lembrar que os carboidratos são responsáveis pela energia do corpo.

Piramide_AtkinsAssim, como no momento o glúten virou o grande vilão, alguns artistas, inclusive internacionais e celebridades – como Kim Kardashian que teve um bebê, engordou cerca de 20 quilos e em três meses estava sarada -, o responsável por isso, lógico com acompanhamento médico, foi a dieta do Dr. Atkins, originalmente desenvolvida por esse cardiologista americano nos anos 70.

Essa dieta é polêmica por fazer uso de proteínas e a supressão dos carboidratos, mas que atinge o objetivo desejado de perder peso com mais rapidez, ainda é a buscada por uma grande maioria. Kim Kardashian, famosa por seu corpo cheio de curvas, não deixou de praticar exercícios juntamente com a dieta de proteínas. Resultado, o belo shape em um tempo recorde.

novametodologiaA dieta Dukan também faz muito sucesso, mas carrega muitos alertas sobre a  alta ingestão de proteína com baixo consumo de carboidratos – que fez seu criador elaborar um novo método, apelidado de ‘Escada Nutricional’. 

Mas independente da dieta, nada substitui a consulta a um Nutricionista, profissionais da educação física, médicos, psicólogos.

O importante é se alimentar bem, com a velha receita que todo mundo conhece, mas que é sempre bom lembrar: verduras, legumes, frutas e carnes magras.

E o essencial: mesmo que atinja o peso idealizado, não deixe de praticar alguma atividade física, pois, é ela que vai deixar em você o bem-estar íntimo que tanto busca – não só no que o espelho reflete, mas também na endorfina que o corpo libera, garantindo noites de sono profundo e um humor feliz.


Veja abaixo a Pirâmide Alimentar, criada pelo Ministério da Saúde, que objetiva promover o bem-estar nutricional da população, como um guia para a boa alimentação com alimentos e porções indispensáveis para o dia a dia.

Piramide_Alimentar

Analu Menezes

Jornalista e Fotógrafa. Ama a Astrologia e a Tecnologia: o mundo virtual é seu paraíso particular. Ama poesia e letras. Vive em Petrópolis.

Troque ideias conosco!